A verdade é que precisamos de gorduras em nossa dieta. Gorduras, proteínas e carboidratos são os 3 nutrientes que fornecem nossas calorias. Para bebês e crianças pequenas, as gorduras em sua dieta são essenciais para o crescimento e desenvolvimento normais. A gordura é creditada por controlar inflamação e coagulação sanguínea, manter tecido e cabelo saudável da pele, desenvolvimento cerebral e isolar o corpo. Além disso, a gordura auxilia na absorção de vitaminas A, D, E e K e ajuda a movê-las através da corrente sanguínea. Finalmente a gordura é uma grande fonte de energia.

As gorduras são encontradas em produtos vegetais e animais e vêm em formas sólidas e líquidas. Todas as gorduras não são as mesmas. Algumas são “gorduras boas”, enquanto outras são prejudiciais ao corpo e são chamadas de “gorduras ruins”. Entender a diferença entre eles é importante para manter uma boa saúde e para o sucesso da perda de peso.

Gorduras insaturadas (gorduras boas) são monoinsaturadas e poli-insaturadas. Os ácidos graxos poli-insaturados ou ômega 3 são necessários e devem vir de fontes alimentares porque o corpo não faz isso por conta própria. Os ácidos graxos Ômega 3 têm muitos benefícios. Eles ajudam a diminuir a pressão arterial e reduzir o risco de condições de saúde como diabetes, doença inflamatória intestinal, derrame, alguns cânceres e artrite reumatoide. Exemplos de produtos alimentícios ricos em ácidos graxos ômega 3 poli-insaturados são peixes oleosos como atum, cavala e salmão. Eles também são encontrados em alguns óleos vegetais como açafrão, girassol, milho e óleos de soja. Outra fonte dessa importante gordura é encontrada em vegetais verdes folhados escuros. Canola e azeites são ótimos exemplos de gorduras monoinsaturadas, para mais sobre dieta low carb ler mais nesse link.

Gorduras saturadas e gordura trans (gorduras ruins) aumentarão os níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e o colocarão em risco para doenças cardíacas coronárias (CHD). A gordura saturada é encontrada principalmente em produtos animais e laticínios como queijo, manteiga, carnes gordurosas e leite integral. Gorduras ruins também são encontradas em óleos tropicais, como coco e óleos de palma e melhor a ser evitada. A gordura trans é feita pelo processo de hidrogenação quando o hidrogênio é adicionado ao óleo vegetal. Produtos alimentícios ricos em gordura trans são processados e frituras. Fast food, produtos assados, biscoitos, margarina e doces são todos produtos alimentícios que contêm ácidos graxos trans. Para um coração saudável seria sábio despejar esses alimentos.

Proteínas e carboidratos têm um valor de 4 calorias/grama e gorduras mais que o dobro em 9 calorias/grama. Mesmo que 9 gramas de manteiga (gordura saturada) em comparação com 9 gramas de azeite (gordura insaturada) carreguem o mesmo valor calórico como afeta sua saúde é diferente. É minha opinião que para o sucesso de perda de peso uma baixa gordura (diminuição da gordura dietética em 1/3), carboidrato alto e dieta rica em proteínas é inteligente. Comece a ler os rótulos dos produtos alimentícios no supermercado, faça seleções alimentares mais saudáveis e substitua as gorduras ruins por gorduras insaturadas. Por exemplo, alguns queijos são mais saudáveis do que outros ou compram leite desnatado em vez de integral, usam azeite para cozinhar em vez de banha, compram cortes mais magros de carne, aves de capoeira sem pele ou peixes. Experimente esta receita de coração feliz com a sua família. Tenho certeza que você não vai receber nenhuma reclamação!

Peixe Branco Assado com Alcaparras

Coloque um grande pedaço de papel alumínio

Coloque filé de peixe branco fresco no meio da folha

Pincel com azeite

Regue com suco de limão espremido fresco

  • Topo com…
  • dill seco ou erva dill fresco
  • pimenta preta
  • alcaparras
  • Dobre a folha formando uma bolsa selando-a e ao redor do peixe branco
  • Bake: Forno pré-aquecido de 425 graus

Tempo: Até que o flaky por 12-15 minutos (o tempo de cozimento varia dependendo do tamanho do filé)

Sirva com uma salada verde folhada lançada com azeite e vinagre balsâmico e um rolo de jantar de trigo inteiro.

*Seja criativo e experimente alguns de seus temperos favoritos no lugar do dill, pimenta preta e alcaparras. Talvez tente substituir cebolinha e alho, yum!